\

1) Água interfere no resultado de seu exame de laboratório? Quebra o Jejum?

Não. Mas convém tomá-la com moderação ( máximo um copo de 300ml). O excesso interfere nos exames de urina.

2) O cigarro causa interferência nos resultados dos exames?

Sim. O fumo pode elevar a concentração de substâncias como adrenalina, aldosterona, cortisol e antígeno carcinoembrionário. O tabagismo também é causa de elevação na concentração de hemoglobona, no número de leucócitos e de hemácias e no volume corpuscular médio. E ainda, o fumo causa redução na concentração de HDL – colesterol.

3) Menstruação interfere nos exames?

Sim. Por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo 03 (três) dias após o período menstrual. Se tiver alguma urgência, a paciente devera fazer assepsia no momento da coleta e fazer uso de tampão vaginal para que o sangue menstrual não se misture com a urina.

4) Atividade física ou esforço físico atrapalham os exames laboratoriais?

Alguns exames são prejudicados, por exemplo; PSA, glicemia, prolactina, dentre outros. O paciente exercendo atividades físicas não obterá os verdadeiros resultados dos exames. Porém, sempre que possível recomendamos aos pacientes quem venham ao laboratório receber as devidas orientações (específicas de cada exame).

5) Jejum muito prolongado altera resultados de exames?

Um tempo de jejum muito prolongado ( superior a 16 horas) também causa variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado.

6) Após colher sangue, posso ter atividade normais?

Sim, após o procedimento de coleta dos exames não há restrição de nenhuma atividade.

7) Para alguns exames meu médico dispensa jejum, e pelas orientações do laboratório é necessário. Qual orientação devo seguir?

A boa prática laboratorial recomenda que para cada exame há necessidade de orientação específica. Desta forma as orientações dadas aos pacientes não podem ser generalizadas e aplicadas rigorosamente. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados.

8) Materiais de fezes, urina e esperma devem ser entregues imediatamente ao laboratório após a coleta?

O material de fezes permite ser refrigerado por até 12 horas. O esperma e urina devem ser entregues ao laboratório o mais rápido possível, desde que a coleta em casa seja realizada seguindo cuidadosamente as orientações de higienização e conservação recomendada pelo laboratório.

9) Ao coletar urina para exame, por que se deve desprezar o primeiro jato?

O chamado “jato médio” é o material que melhor representa o que está presente na bexiga. É importante desprezar o primeiro jato pois pode haver nessa amostra a presença de células e secreções presentes na uretra, sobretudo se houver alguma inflamação ou infecção.

10) O que é e para quer serve um antibiograma?

Este exame revela quais antibióticos a bactéria encontra no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.

11) Para realizar a pesquisa de sangue oculto é necessário realizar uma dieta especial?

Não há necessidade de dieta especial.

Para coleta, deve-se atender aos seguintes itens:
- Não contaminar as fezes com urina;
- Não coletar as fezes em período menstrual e em sangramentos devido a hemorródias.